Hack'n Rio, impressões sobre o evento

No último sábado participei do Hack'n Rio como palestrante e ouvinte. Sobre a palestra fiquei feliz com os comentários de várias pessoas que assistiram e deram suas opiniões, foi legal ver que a palestra serviu para despertar o interesse das pessoas sobre o assunto, assim que possível irei disponibilizar aqui todo o material apresentado.

Gostaria mesmo de falar da experiência como ouvinte das outras palestras, me surpreendi com algumas pois eram sobre assuntos que eu não tinha nenhum conhecimento e familiaridade e mesmo assim me chamaram atenção pois dava para perceber a verdadeira atitude hacker dos palestrantes.

Para quem acha que hacker é quem realiza ataque de DDoS deveria ir nesses eventos onde fica evidente a definição correta desse termo. Abaixo em poucas linhas um resumo das palestras que pude assistir e valeram a pena, destaque para as duas primeiras que são assuntos que não tenho nenhum conhecimento e mesmo assim foram muito interessantes.

CHDK: Liberte sua câmera digital!
Ricardo Jurczyk Pinheiro - http://retrocomputaria.blogspot.com/
O cara não satisfeito com as opções de fábrica de sua câmera digital Canon foi lá e instalou um novo firmware e começou a desenvolver scripts para programar a máquina para fazer coisas mais legais como tirar foto a X segundos, tirar foto quando houver movimento e muitas outras coisas lá que nem sei do que se trata. Disse que inclusive é possível rodar jogos na câmera (!).

Controlando sua casa pela internet utilizando Arduino
Maurício Féo Rivello - http://engenheirando.com/
Estudante de engenharia percebendo o problema da casa dos pais ficar visada por ladrões porque viajavam muito foi lá e resolveu criar um esquema para simular a presença de pessoas na casa controlando as luzes da residência pela Internet. Criou uma interface web onde consegue acender as luzes da casa pelo celular de qualquer lugar, inclusive consegue abrir os portões. Na palestra ainda disponibilizou uma rede com esses equipamentos para o pessoal que estava assistindo testar pelo celular.

Gerenciamento de memória virtual no Kernel Linux
Eriberto Mota - http://eriberto.pro.br/
O Eriberto apresentou em linguagem clara de fácil entendimento e com exemplos práticos uma verdadeira aula sobre o funcionamento da memória virtual no Linux, não restou nenhuma dúvida sobre o tema.

Construindo um analisador de executáveis
O Fernando falou da construção de seu analisador de executáveis pev em formato de software livre. Contou um pouco sobre a motivação e funcionamento do projeto. E ainda dos próximos passos que tornarão a ferramente ainda mais útil para a análise de malwares.

Como é de costume nesses eventos, além do conhecimento adquirido é muito legal também por fazer novas amizades, rever amigos e expandir ideias. O que mais vi dos palestrantes e participantes foi a intenção de compartilhar conhecimento e aprender coisas novas.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Grande Ronaldo,
    Cooperar, compartilhar transforma o mundo. De nada adianta conhecimento se ele não é passado prá frente!
    Grande Abraço
    Dimitrov

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...